Seminario
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN 22 a 24 de novembro de 2017

Apresentação

Nas últimas décadas houve um aumento significativo na geração de resíduos nas cidades, não só em quantidade, mas também na diversidade. A grande concentração urbana no Brasil, onde 85% das pessoas moram nas cidades (IBGE,2012), aliada ao maior acesso da população ao consumo nos últimos anos, é um grande complicador da gestão de resíduos sólidos.

Entretanto, os resíduos domésticos são apenas uma pequena parte de todo o resíduo produzido pela nossa sociedade.A indústria é responsável por grande quantidade de resíduos químicos que ameaçam os ciclos naturais;e que são os maiores responsáveis pelas agressões fatais ao ambiente e à saúde; para os quais, muitas vezes, a sociedade não dá atenção por estes não serem visíveis, ou pelo desconhecimento dos seus riscos potenciais.

Mas, para além dos resíduos industrias, ou daqueles oriundos dos laboratórios das centenas de instituições de ensino e pesquisa existentes nopaís, tem-se resíduos perigosos de diversas fontes, tais como os eletroeletrônicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, resíduos de serviços de saúde e radioativos, dentre tantos outros.

É com o objetivo de trazer à tona o debate sobre os problemas e as possibilidades de minimizar os riscos provocados por resíduos perigosos que acontecerá, nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2017, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal/RN, a terceira edição do SEMBRAGIRES – Seminário Brasileiro de Gestão Integrada de Resíduos, tendo como tema “Gestão de Resíduos Perigosos: problemas e soluções”.

O III SEMBRAGIRES contará com mesas redondas, minicursos de atualização, palestras e painéis abertos para todo o público inscrito, com a participação em mesas redondas de pesquisadores e especialistas dos diversos temas de interesse social, econômico e ambiental; além de sessões técnicas de apresentação orais de trabalhos referentes a resíduos perigosos.

Realização

Organizadores

 

Apoio

Apoio


Scroll to Top