Seminario
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN 22 a 24 de novembro de 2017

Visitas técnicas

Duarte Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

Duarte

Localizada na comunidade de Japecanga, no município de São José de Mipibu, a Duarte Usina de ReCiclagem de Resíduos da Construção Civil, empresa pertencente ao Grupo Duarte, que opera na Locação de Máquinas Pesadas, Madeireira, Resíduos da Construção Civil e Disk Caçamba, entra no mercado de reutilização de materiais utilizando tecnologia inovadora.

Duarte Usina de Reciclagem utiliza como matéria-prima os resíduos classe “A” da construção civil, tais como o concreto armado, cerâmica e alvenaria. Na categoria “B”, a Duarte Usina de Reciclagem utiliza o gesso, o papel, o plástico e a madeira.

Informações retiradas de : http://www.blogdedaltroemerenciano.com.br/2013/10/o-agreste-e-a-grande-natal-ganham-usina-de-resiclagem/

Casa ecológica

Casa ecologica

A ideia central da Casa Ecodidática é aproveitar os resíduos de construção e usufruir dos recursos naturais com o mínimo de impacto ao meio ambiente, além de contribuir com o bem estar social local. Construída no Sítio Araçá, a Casa é o núcleo da proposta experimental de reciclagem e permacultura.

A inspiração para o projeto veio do incômodo que o ambientalista sentia ao ver a quantidade de resíduo deixado próximo ao prédio onde mora: painéis, janelas, madeiras, concreto. Na chegada, a equipe é conduzida aos depósitos onde o material coletado é organizado por categorias. Tudo que é coletado irá ganhar nova utilidade. São colunas e viveiros feitos de latas de tinta, móveis cedidos por lojas, caixas de portas de ipê; pratos de uma fábrica de cerâmica conduzem o caminho em meio à grama.

Informações retiradas de : http://www.meioambiente.ufrn.br/?p=19298

Circuito Ambiental UFRN

O Circuito Ambiental é um dos projetos da  Diretoria de Meio ambiente (DMA), consiste numa visita guiada, com acompanhamento de profissionais qualificados, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), à Unidade de Armazenamento Temporário de Resíduos (UATR) e ao Horto Florestal da UFRN. No Circuito, o participante recebe informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Unidades, sobre sua importância para a UFRN e para a preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da cidade de Natal.

 

Informações retiradas de : http://www.meioambiente.ufrn.br/?p=41068

ONG Cepas

ONG que atua na geração de renda para mulheres de comunidades carentes da cidade do Natal, que existe desde 2009, o qual consiste na fabricação de sabão a partir de óleo usado.

Informações retiradas de: https://www.facebook.com/ong.cepas.3?hc_ref=ARR-qXaiIQOCIPombUAlglMBMHM0fIOtz20iUfySaAHeDAeVxhkaa0a0-NvrvODpnFw&fref=nf

 

 


Scroll to Top