Seminario
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN 22 a 24 de novembro de 2017

Palestrantes

Eduardo Rolim de Oliveira

Eduardo

É Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), Mestre em Química ? área Síntese Orgânica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e Doutor em Farmacoquímica – Síntese Orgânica, pela Université Paris XI (Paris-Sud), na França (1997). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Síntese Orgânica e Espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese assimétrica de Produtos Naturais com Interesse Biológico como alcalóides e terpenos. Desde 1993 atua no ensino de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, nas áreas de química orgânica (teórica e prática), síntese orgânica, espectroscopia e gestão de resíduos químicos. Desde 2010 é o Diretor do Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos (CGTRQ) da UFRGS e tem voltado sua atenção para a Gestão de Resíduos Químicos em Universidades, tendo como atibidade principal a extensão universitária e a Educação Ambiental. Desde 2012 é o Presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, focando sua atividade na defesa dos interesses dos professores federais e de políticas públicas de Educação, com forte interesse no estudo das questões previdenciárias. Atualmente é membro do Conselho Universitário da UFRGS, como representante docente titular, eleito pelos pares.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4612023176135076

Maria Aparecida Campana Pereira

Maria Aparecida

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e aperfeiçoamento em Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde pelo Hospital das Clínicas,UFMG (2005). É autora e responsável técnica pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) do ICB/UFMG. Membro do CETEA (Comitê de Ética em Experimentação Animal) da UFMG 2007-2011. Vice-presidente da CIPA/ICB 2003/2004. Atualmente é farmacêutica-bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais onde exerce a função de Gerente de Resíduos do Instituto de Ciências Biológicas, UFMG. Sub-coordenadora do curso de Biossegurança em Laboratório do CENEX/ICB/UFMG. Presidente da Comissão da Coleta Seletiva Solidária do ICB/UFMG Possui experiência na área de Biossegurança em Laboratório, Segurança Química, Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e Gestão de Resíduos para Coleta Seletiva.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4080272421284510

Eduardo M. A. Haddad

Eduardo Rj

Graduação em Engenharia Química (UFRJ, 1995) com pós graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ, 1997). Atuação desde 1995 como responsável técnico pela SANIPLAN Engenharia e Serviços Ambientais Ltda. em trabalhos de caracterização e classificação de resíduos; planejamento, execução e gerenciamento de serviços de acondicionamento, transporte, processamento e tratamento ou destinação final de efluentes e resíduos perigosos, inclusive poluentes orgânicos persistentes, como PCB e pesticidas; bem como investigação, diagnóstico e remediação de áreas contaminadas por substâncias poluentes. Serviços prestados para indústrias, como responsável técnico da SANIPLAN: desde 1995 até a atualidade; Serviços prestados para empresas do setor elétrico, como responsável técnico da SANIPLAN: desde 1997 até a atualidade; Serviços prestados para outros setores, como responsável técnico da SANIPLAN: desde 1995 até a atualidade.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9697839149978597

Carmenlucia Santos Giordano Penteado

carmenlucia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nebraska, Estados Unidos, na área de Prevenção à Poluição Industrial. Atualmente é professora MS 3.2 (Professor Doutor II) da Faculdade da Tecnologia da UNICAMP, nos Cursos de Graduação em Tecnologia em Controle Ambiental e Engenharia Ambiental e no Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia da UNICAMP. Desde 06 de janeiro de 2015 exerce a função de Coordenadora de Graduação dos Cursos de Tecnologia em Controle Ambiental e Engenharia Ambiental. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos, prevenção à poluição, resíduos industriais, gestão ambiental e desenvolvimento sustentável.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6694143241761752

 Luciana de Figueirêdo Lopes Lucena

Luciana Lopes Lucena

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado em Engenharia Civil (C. Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1999) , doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-doutorado pela Université de Toulon (2016). Atualmente é Professora Adjunta na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN. Tem experiência na área de Economia e Engenharia, com ênfase em Economia dos Recursos Naturais, Construção Civil e Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, reciclagem de materiais, meio ambiente, avaliação econômica, educação ambiental, economia ambiental e gestão

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5893551656862490

André Luiz Fiquene de Brito

andreprofPossui formação na área de Química pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Doutor em Engenharia Ambiental. É professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desde 1990, ministrando disciplinas na graduação: gestão ambiental, planejamento de experimentos, e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Química: tratamento de resíduos e meio ambiente. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e realiza pesquisas voltadas para o Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais Perigosos e Gestão Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento aeróbio de resíduos sólidos perigosos, tratamento físico-químico de resíduos sólidos perigosos através da estabilização por solidificação, Gestão Ambiental e tratamento de resíduos em reatores aeróbios. Atualmente é Coordenador do LABGER (Laboratório de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos) do Curso de Engenharia Química (UFCG/CCT/UAEQ).

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6217476906635491

Raphael Tobias de Vasconcelos Barros

PROF-RAPHAEL1-243x300

Tem graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo na Escola de Engenharia de S Carlos (1990) e doutorado pelo Institut National des Sciences Apliquées (INSA) de Lyon (França) (2003). Desde 1993 é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, gestão de resíduos sólidos, capacitação institucional e profissional, parceria universidade-comunidade e tecnologias apropriadas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3301350205093398

Ana Marta Ribeiro Machado

foto Ana MachadoPossui graduação em química (licenciatura e bacharelado) pela UFSCar (1993 e 1994), mestrado em Química – (área Físico-química) pela UFSCar (1996), e doutorado em Ciências (área: Físico-Química) pela USP (2003). Professora substituta, 01/2005 a 12/2006, na Coordenadoria Especial para o Meio Ambiente, na área ambiental. Atualmente é chefe do Departamento de Gestão de Resíduos (DeGR) da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar, sendo líder de grupo de pesquisa CNPq (“Grupo Integrado de Estudos e Pesquisas em Resíduos da UFSCar (GIEPRes)”), desenvolveu de sistema informatizado para o controle de estoque de reagentes químicos, com registro de programa de computador publicado, em 2011, na Revista de Propriedade Industrial – RPI, integrou o Comitê de Ética Ambiental – CEA/UFSCar, como vice-presidente, período 2006 a 2015, participa do projeto: Recuperação de águas residuárias por destilação passiva, contemplado pelo edital MEC – PROEXT 2014, coordena dois Proinfra, o subprojeto 2, Proinfra 01-13: “Consolidação da estrutura para o gerenciamento de resíduos potencialmente perigosos gerados pela UFSCar. GERES – UFSCAR” e o subprojeto 8, Proinfra 01-11: “Adequação e modernização da Unidade de Gestão de Resíduos (UGR) da UFSCar”, contemplados pelo edital de apoio à infraestrutura institucional de pesquisa FINEP CT-Infra 2012 e 2013, respectivamente. Atua nas linhas de pesquisa: aplicação de métodos eletroquímicos em estudos relacionados tratamento e recuperação de resíduos químicos; estudos para preservação do meio ambiente e recursos naturais; elaboração e implementação do sistema de gestão e gerenciamento de resíduos perigosos; aplicação de aluminossilicatos para remoção de metais pesados em resíduos, utilização de processos oxidativos avançados (POAs) para a degradação de compostos orgânicos.

Endereço para acessar este CV:  http://lattes.cnpq.br/1251408685048741

Letícia Soares Peixoto Aleixo

leticia

Mestre (2017) e graduada (2013) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de grupos de estudos, pesquisa e extensão voltados para a proteção internacional dos direitos humanos. Estagiou em órgãos estatais, empresas e ONG´s ao longo da graduação e, hoje, atua como assessora técnica da Fundação Ford junto ao Ministério Público de Minas Gerais, no Caso Samarco. É orientadora e fundadora da Clínica de Direitos Humanos da UFMG. Foi bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG na graduação, pesquisadora em apoio técnico pelo CnPq e estagiária de docência com bolsa da Capes no mestrado. Tem interesse por temas ligados aos Direitos Humanos, Direito Internacional, Políticas Públicas, Elaboração Legislativa, Ciências Políticas e Gestão Pública.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6689684066530478

*Todas as informações foram retiradas da Plataforma Lattes


Scroll to Top